A importância e a aplicabilidade da Inteligência das Coisas nas empresas já foi pauta aqui no blog. Esse conceito, que também pode ser aplicado na automação industrial, usa dos princípios de IoT e resulta em vantagens competitivas importantes para as empresas que o empregam corretamente.Por conta disso vamos abordar agora como a IoT e automação industrial podem proporcionar ganhos em produtividade, agilidade e eficiência nas empresas. Confira!

Impacto da IoT e da automação nas empresas

Desde 2016 já temos registrados mais equipamentos conectados a internet do que pessoas em nosso planeta. A internet, nesse momento que vivemos, deixa de conectar apenas as pessoas e passa a conectar também as coisas com as quais interagimos.Esta tecnologia, a IoT, está impactando socialmente e economicamente diversos setores e contextos ao tornar cidades mais inteligentes, racionalizar e flexibilizar a produção, logística, gestão e toda a cadeia de produção nas empresas.iot e automação industrial para eficiencia na industriaAlém de oferecer praticidade e comodidades diversas no cotidiano das pessoas, a tecnologia que a IoT promove também significa uma série de vantagens competitivas para empresas.Empresas bem sucedidas são aquelas que produzem mais por menos. Dessa forma ampla, podemos considerar o sucesso como fruto da gestão eficiente, da economia de recursos e do melhor gerenciamento de tempo e de pessoas, por exemplo. E o que esses pontos têm em comum é a possibilidade (e a crescente necessidade) de passarem por um processo de automação.Automatizar significa encontrar padrões replicáveis e aplicá-los para alcançar todos os objetivos citados acima. A automação industrial, portanto, passa a ser ela mesma um objetivo e um meio para que as empresas alcancem o máximo de eficácia na sua operação.

IoT e automação industrial na prática: como adotar?

Toda indústria possui uma operação que pode ser automatizada. O benefício direto disso é que sistemas automatizados são mais eficazes e confiáveis e menos onerosos.Com a ajuda da IoT, portanto, as indústrias conseguem fazer com que seus processos sejam melhores administrados e entreguem resultados otimizados e revisados constantemente.Algumas fábricas que já estão integradas a essa ideia, por exemplo, são equipadas com sensores internos conectados à internet, que fornecem dados em tempo real sobre as condições do maquinário, o progresso da produção, a atividade do trabalhador e outras informações vitais. Com isso, a produção inteira é controlada a fim de evitar problemas e prever situações que podem ser evitadas e melhoradas.A automação industrial também pode ser vista em coletas de dados inteligentes, que conseguem prever e alimentar estoques de acordo com acompanhamento online em tempo real do inventário.iot-e-automacao-industrial-para-eficiencia-na-industriaAté mesmo a qualidade do ambiente de trabalho na indústria pode ser potencializada e monitorada perfeitamente por meio de sensores ligados à IoT. Assim, sensores inteligentes conseguem medir a qualidade do ar, a temperatura e manter as condições necessárias de segurança para o trabalho.Esses exemplos são apenas alguns dos inúmeros que representam os benefícios da IoT e da automação industrial. Essas vantagens são tão reais quanto variadas, agindo em todas as frentes da operação, desde processos internos até a entrega de valor final para o cliente.Para potencializar isso na sua empresa, confie a tarefa de automatizar o trabalho a quem entende. Fale com a Aliger para conhecer e explorar as possibilidades que a IoT oferece para o seu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *