É muito comum que, ao pensar em tecnologia, nos concentremos apenas nos benefícios que elas podem trazer do ponto de vista econômico e social. Entretanto, para continuar aproveitando de todos as vantagens que ela traz é preciso pensar em como pode afetar a sustentabilidade de nosso planeta.Então, que tal conhecer um pouco mais sobre como tecnologia e sustentabilidade podem ser aliadas? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é sustentabilidade?

Esse é um conceito fácil de se compreender, pois trata-se da habilidade de conduzir uma empresa minimizando os impactos que ela provoca no ambiente ao seu redor. Ao contrário do que muitos pensam, sustentabilidade não é eliminar completamente o uso de determinados materiais ou técnicas de que as suas operações precisam para funcionar.Uma organização pode ser sustentável porque investe em iniciativas para compensar os danos que provoca em sua atuação ou trabalha para tornar seu ciclo produtivo menos prejudicial para o planeta, empregando, nessa tarefa, tecnologias e recursos inovadores.

Como a tecnologia ajuda a reduzir impactos ambientais?

Frisamos o papel da tecnologia, porque ela é uma das maneiras mais simples que uma empresa têm para se tornar mais sustentável. Veja, abaixo, como alguns recursos podem impactar a rotina da sua lavoura.

Geolocalização e sustentabilidade

Os sistemas de geolocalização são de grande auxílio na redução da emissão de gás carbônico, especialmente na agricultura. Eles servem para supervisionar a emissão de gases, posicionar com precisão onde elas estão ocorrendo e orientar gestores quanto ao que pode ser feito para controlar melhor a poluição.

Monitoramento em tempo real para reduzir emissões

Aplicar IoT no plantio é uma das maneiras de monitorar a lavoura e administrar de maneira mais eficiente o uso de fertilizantes e outros produtos com potencial de impacto ambiental. Acompanhar de perto como esses produtos são aplicados, descartados e absorvidos pelo solo, vai ajudá-lo a prever vazamentos e antecipar problemas. Tudo isso faz com que a agricultura seja mais sustentável e menos prejudicial à natureza.

Matrizes energéticas sustentáveis e automação

Uma gestão energética inteligente, com o uso de matrizes sustentáveis como os painéis de energia solar é uma maneira de aplicar tecnologia e sustentabilidade na sua empresa. Associadas com software para uma administração eficiente dos recursos, a técnica pode tornar mais fácil economizar e automatizar a utilização de energia elétrica em sua plantação.Entretanto, tecnologia e sustentabilidade nem sempre são parceiras. As principais dificuldades em atrelar ambas, geralmente, advém de problemas no planejamento. Simplesmente adotar uma das tecnologias supracitadas não é o bastante para garantir uma empresa mais sustentável. É preciso, por exemplo, pensar no impacto que elas têm e garantir que, a longo prazo, não serão anuladas pelo uso de outros recursos mais prejudiciais ao meio ambiente.

Quais as vantagens de investir em tecnologia e sustentabilidade?

Existem várias vantagens em se tornar uma empresa mais sustentável, e uma das maiores delas é o impacto que essa mudança pode trazer para uma marca. Companhias que se preocupam com o meio ambiente têm, a seu favor, um estímulo extra para que os consumidores adquiram seus produtos e serviços — e isso faz toda a diferença.Atualmente, já vemos empreendimentos serem preteridos devido aos seus impactos no meio-ambiente. Porque essa informação é levada em conta pelo seu comprador, investir em sustentabilidade é agregar valor em tudo que você vende.No entanto, a sustentabilidade também pode ajudar a aumentar a produtividade e diminuir os custos de operação. Empresas sustentáveis são mais eficientes, consomem menos recursos e poupam em todas as etapas da cadeia produtiva, praticando preços mais competitivos e atraindo um número maior de clientes.Por todos esses motivos é uma investir na sustentabilidade como prática em sua organização é uma ótimo ideia. É importante que empresas estejam dispostas a investir no desenvolvimento sustentável, seja na hora de criar soluções que levam em consideração a preservação de recursos, ou seja, na escolha das tecnologias a implementar em seu dia a dia.Tecnologia e sustentabilidade podem sim andar juntas e até aumentar a produtividade das organizações. Entenda como em nosso post sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *