A visão computacional é um ramo da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) que já entrou em nossas vidas e negócios de maneiras que muitos de nós podem não estar cientes.

Plataformas de mídia social, oferta ao consumidor, aplicação da lei e produção industrial são apenas algumas das maneiras pelas quais a visão computacional melhora a qualidade de nossas vidas. Confira como a Visão Computacional pode ser aplicada:

Visão Computacional para Consumidores

Já é possível depositar um cheque usando os recursos de Visão Computacional. Como é possível? Os clientes tiram uma foto do cheque em papel com seu celular e um software do banco captura a imagem e confere todos os dados e verifica a autenticidade da assinatura, tudo isso com o recurso da Visão Computacional.

Visão Computacional em Manutenção Preventiva Industrial

Complexos industriais como da área de Petróleo e Gás, Fábricas de Produtos Químicos, Refinarias de Petróleo e Usinas Nucleares estão recorrendo à Visão Computacional para antecipar problemas, monitorar e relatar infraestruturas de operações críticas. O objetivo é reduzir e gerenciar riscos e prevenir acidentes.

Empresas como a Chevron, Shell e Suncor Energy usam sensores e câmeras para comparar os estados das válvulas e o software alerta o departamento de manutenção quando detectado qualquer alteração fora do usual para que sejam tomadas as medidas necessárias, reduzindo os riscos e minimizando custos. Todas as informações coletadas ficam armazenadas na nuvem.

O uso de sensores IoT pode alimentar o algoritmo com dados em tempo real e permitir que ele tome decisões no local. Por exemplo, se os sensores detectarem um vazamento de gás, aumento de temperatura ou umidade indesejada, o trabalho pode parar imediatamente ou, pelo menos, informar o responsável pelo setor. Esse tipo de decisão é determinista e não fornece muita percepção do futuro.

Outra maneira de criar um ambiente mais seguro é usar a visão computacional e o aprendizado de máquina ou machine learning. Criando diferentes cenários, o algoritmo pode detectar a diferença entre o que é seguro e o que não é.

Visão Computacional para Gerenciamento de Inventário

Sabemos que o gerenciamento de inventário é incrivelmente trabalhoso. Inspeção e contagem de peças e produtos podem levar dias em algumas instalações e centenas de horas por pessoa.

Com a Visão Computacional é possível fazer esse trabalho de forma rápida, segura e eficiente.

Visão Computacional na Saúde

Acredita-se ser uma área promissora para o uso da tecnologia de Visão Computacional. Um projeto de visão computacional iniciado em 2008 por InnerEye da Microsoft, prevê diagnósticos mais rápidos e precisos. Com isso será possível recomendar tratamentos de cânceres para médicos.

Considerações

Embora a visão computacional esteja conosco há muitos anos sem que muitos de nós a conheça, a tecnologia promete maiores benefícios para a qualidade de vida e o bem-estar de todos.

Atualmente, os algoritmos de visão computacional são ainda limitados, mas amplamente úteis.

Com os avanços do Machine Learning é possível dizer ao sistema o que procurar e ele aprenderá com as experiências passadas.

Faça parte dessa revolução! Fale com um Engenheiro de Aplicação para mais informações.

[btx_button link=”https://www.aliger.com.br/contate-a-aliger/” icon=””]Quero falar com um engenheiro[/btx_button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *