A constante evolução tecnológica de nossa era faz com que a todo momento apareçam novas soluções aos diferentes mercados. E as empresas que, por diferentes razões, não acompanham essa dinâmica possuem tecnologia defasada em relação aos seus concorrentes nacionais e internacionais.

Para uma empresa, não participar dessa tendência significa a perda de competitividade e possibilidade de ser eliminada de seu mercado de atuação. Mas como identificar que sua empresa está com a tecnologia defasada? Neste artigo, vamos conhecer alguns dos sinais que revelam porque está na hora de sua empresa atualizar suas soluções corporativas de tecnologia.

Posição do Brasil

A tomar o conceito de indústria 4.0 como referência, observamos que nosso país está muito aquém do desejado. Segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam adotar estratégias de digitalização de seus processos produtivos se quiserem se manter competitivos no mercado internacional.

A pesquisa leva em conta informações sobre a produtividade, inovação e exportações desses setores e os compara com as 30 maiores economias responsáveis por 86% do PIB Mundial. Esse atraso pode ser explicado em parte pelo excesso de medidas protecionistas impostas pelo governo desde o final da segunda guerra, e presentes até hoje.

Na prática, as reservas de mercado criadas com essas medidas geraram certa acomodação no setor produtivo nacional, já que nossas empresas não eram expostas à competição internacional, desenhando o quadro atual de defasagem em relação aos outros países.

Tecnologia defasada: sinais de alerta

Como observamos, longe de ser um problema específico de um setor, a defasagem tecnológica atrasa o desenvolvimento do país em seu ambiente macroeconômico. Quando nos referimos a empresas específicas, a tecnologia defasada também acarreta importantes desvios, perdas de eficiência e prejuízos a curto e longo prazo.

É importante alertar que permanecer com tecnologia defasada em sua empresa representa custos (de manutenção e oportunidade), que são perdas irrecuperáveis.

Vejamos alguns exemplos de problemas gerados pela desatualização, e que servem como sinais indicativos de que já é hora de investir em novas tecnologias.

Gargalos na produção

Gargalos causados por programas e equipamentos obsoletos podem quebrar o processo produtivo de uma empresa, causando perdas de produtividade, como a lentidão.

Além disso, o uso intensivo de tarefas manuais que poderiam ser substituídas por tecnologias capazes de automatizá-las causa reclamações dos colaboradores, prejudicando o trabalho em equipe e gerando perdas em motivação.

Experiência do Consumidor

O uso de tecnologia defasada acaba por influenciar também na experiência do consumidor com a sua empresa. Um ciclo constante de más experiências prejudicam as suas estratégias de marketing e atração de clientes, gerando consumidores insatisfeitos e difamadores.

Eficiência energética

Equipamentos e programas antigos são menos eficientes, consumindo mais eletricidade e gerando custos de produção mais altos e desnecessários. Pela mesma razão, a manutenção desses equipamentos também acaba sendo mais frequente e cara.

Segurança da informação

O uso de sistemas de proteção desatualizados significa grandes riscos para a informação e os dados da empresa.

Da mesma maneira, programas ultrapassados não favorecem a análise e curadoria de dados que poderiam ser importantes para a tomada de decisões.

Perda de competitividade

A perda de competitividade é o sinal definitivo para a sua empresa. A partir do momento que você percebe que os seus concorrentes estão em patamares cada vez mais distantes em relação a sua empresa, saiba que já passou da hora de investir em atualizações.

Com tudo o que apresentamos até aqui, fica fácil concluir que a atualização constante em TI não representa um simples mal necessário. Ao contrário, representa um investimento estratégico para a saúde da sua empresa, para garantir a melhora de sua operação e da capacidade de competir no mercado.

Agora que você já compreende a importância de evitar o uso de tecnologia defasada em sua empresa, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *