Graças ao Deep Learning e ao Machine Learning, a utilização da Inteligência Artificial (IA) no mundo empresarial está acontecendo de forma rápida e eficaz. Hoje, por exemplo, é possível utilizar aplicações de visão computacional na contagem de pessoas e objetos e obter dados seguros em um curto espaço de tempo.

Por ser uma tecnologia recente, muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito de como ela pode ser aplicada do dia a dia das empresas e proporcionar grandes benefícios. Se este é o seu caso, continue a leitura para entender melhor!

O que é a visão computacional na contagem de pessoas e objetos?

A visão computacional é um campo que trabalha para permitir que os computadores “vejam”, identifiquem e processem imagens da mesma forma que a visão humana e, depois, forneçam resultados apropriados. É como transmitir inteligência humana e instintos a um computador.

Esta tecnologia está intimamente ligada à Inteligência Artificial e ao Machine Learning já que o computador deve interpretar o que “vê” e então realizar análises ou executar ações apropriadas.

Assim, a visão computacional na contagem de pessoas e objetos é a utilização dessa tecnologia para quantificar esses elementos em determinado espaço.

Quais alguns exemplos de aplicações?

Um modelo de visão computacional na contagem de pessoas e objetos é muito versátil, com aplicações em muitas áreas. A seguir, você confere alguns exemplos possíveis:

Lojas

Entender o tráfego de pedestres é muito importante no varejo para organizar a mercadoria nos corredores, otimizar o layout da loja, entender os horários de pico e potencialmente proteger  os produtos contra roubo.

Com a visão computacional, você pode instalar câmeras em sua loja e, por meio de um software específico baseado em AI, obter dados em tempo real que podem ser acessados de diferentes localidades.

Da mesma forma, essa tecnologia pode ser implementada no controle de estoques. Com o uso dessa tecnologia, é possível realizar inventários utilizando câmeras e criar alertas de estoque sempre que determinado produto estiver com quantidade abaixo do recomendável.

Segurança

Outra área ampla de aplicação pode ser a segurança. Por exemplo, se uma empresa precisar garantir que uma área esteja livre da presença de humanos antes de realizar uma demolição ou utilizar algum maquinário. Também é possível utilizar essa tecnologia em áreas de risco, como proximidades de barragens, etc.

Planejamento de Infraestrutura

A visão computacional na contagem de pessoas e objetos também é de grande utilidade para empresas e órgãos governamentais. É possível utilizar essa tecnologia para entender várias coisas, o fluxo de pessoas, ou automóveis em determinadas vias e determinados horários. Ou ainda, quantificar a presença de participantes em eventos e atos públicos, etc.

Esses dados são úteis para planejar tanto a infraestrutura, como policiamento, segurança pública, intervalo de semáforos, etc.

Gostaria de contar com essa tecnologia na sua empresa?

Você conheceu algumas aplicações possíveis da visão computacional na contagem de pessoas e objetos. Como você pôde perceber, é uma tecnologia que pode ser adaptada para diversas finalidades.

Caso você possua qualquer atividade em sua empresa onde a quantificação de pessoas ou objeto é importante, saiba que você pode automatizá-la com o uso da visão computacional. Além de obter resultados com mais agilidade, você será capaz de obter relatórios, comparar períodos ou programar ações automáticas conforme sua necessidade.

Para entender melhor como aplicar essa tecnologia, você deve contar com o auxílio de uma empresa de curadoria em tecnologia especializada em visão computacional para conseguir desenvolver a melhor solução para você.

Agora que você já sabe mais sobre o funcionamento da visão computacional na contagem de pessoas e objetos, que tal entender um pouco mais sobre Inteligência Artificial para saber o que esperar daqui para frente? Clique aqui e boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *