O acirramento da competição e o aumento da velocidade com que surgem novas tecnologias têm levado as empresas a adotarem cada vez mais as tecnologias como forma de otimização dos seus processos e estratégias. A tecnologia na gestão de pessoas não pode ser diferente, pois é responsável pela gestão de um dos principais ativos de uma empresa.

Para sobreviver em ambientes com essas características, as empresas precisam ser cada vez mais eficientes e eficazes em prol da sua sobrevivência nos mercados em que atuam. Na gestão de RH essa demanda se reflete em processos mais acelerados, adoção de novas abordagens, redução do turnover, qualificação e estratégias motivacionais, sendo todas essas atividades passíveis de melhoramento por meio da tecnologia.

O ganho conquistado em qualquer uma das atividades citadas representa vantagem competitiva e a atração dos melhores profissionais do mercado de trabalho. Agora que entendemos o impacto que uma gestão de recursos humanos mais eficiente proporciona a uma empresa, vamos apresentar algumas tecnologias que podem ser usadas para este fim. Acompanhe!

Software de gestão

Planilhas de papel ou Excel podem ser consideradas ferramentas obsoletas para muitas tarefas de administração de processos e recursos. Com a adoção de um software de gestão é possível aglutinar em um mesmo local e de maneira organizada todas as informações relevantes sobre os colaboradores e demais processos, como análise de desempenho, contratação e treinamento.

Por meio de ferramentas como banco de informações, cruzamento de dados e levando em conta a possibilidade de aplicação de filtros e requisitos previamente definidos em um programa é possível não apenas organizar processos, como também obter relatórios gerenciais que beneficiam a tomada de decisões estratégias para os gestores.

A comunicação institucional interna e externa também é beneficiada, simplificando a disponibilização de comunicados internos, feedbacks de desempenho ou retornos sobre processos seletivos.

IoT — Internet das coisas

IoT é um ótimo exemplo do uso da tecnologia na gestão de pessoas. Ela representa o fenômeno atual do aumento da quantidade de aparelhos diferentes que possuem a capacidade de comunicarem entre e si e com a internet. Alguns exemplos desses dispositivos são os sensores de segurança biométrica, sistema de ponto eletrônico e os sistemas de gestão de equipes à distância. A automatização de atividades básicas também diz respeito a esse processo.

Tendo isso em vista, é extremamente importante a capacitação dos colaboradores e profissionais de recursos de humanos para a familiarização com o uso de programas e sistemas. E não apenas o uso corriqueiro, mas também a análise e a interpretação das informações nelas geradas.

Gamification

Esse conceito traduz o uso de mecânicas comuns aos jogos nas mais variadas situações. Na prática, essa ideia expressa experiências próprias dos jogos convencionais, aplicadas ao dia a dia do colaborador conforme os diferentes objetivos de contratação, análise de performance e capacitação.

É importante esclarecer que a gamificação não é uma tecnologia em si, mas uma abordagem que pode fazer uso da tecnologia na gestão de pessoas para alcançar melhores resultados de engajamento dos colaboradores e, consequentemente, sua maior produtividade.

Diferentes soluções de RH utilizam esse conceito em suas dinâmicas de trabalho. Características como objetivos bem-definidos, fases de percurso, regras pré-estabelecidas, sistema de pontuação e premiações podem ser utilizados juntamente com sistemas computacionais, como portais específicos ou mobile, com o intuito de influenciar na motivação e desempenho.

Até aqui você já deve ter se convencido da importância do uso da tecnologia na gestão de pessoas, seja na contratação, desenvolvimento, retenção de colaboradores, análise dos resultados e estratégias de RH, juntamente com as estratégias da empresa como um todo.

Para expandir seus conhecimentos, aproveite para ler nosso artigo sobre a indústria 4.0!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *