O Futuro da Inteligência Artificial e sua aplicabilidade aos diferentes ramos de uma organização são muito promissores. Essa expectativa é alimentada por uma série de aplicações que já são realidade hoje em muitas empresas.

As constantes inovações e a velocidade com que ocorrem oportunizam inúmeras aplicações que influenciam consideravelmente o desempenho dos mais diferentes modelos de operação.

Como ramo da ciência da computação, a Inteligência Artificial (IA) busca incutir em dispositivos eletrônicos capacidades similares ao raciocínio humano, como a análise e a tomada de decisões. Em outras palavras, o objetivo da IA é imitar (talvez, até mesmo superar) a inteligência humana.

Outrora vista como investimento supérfluo, a IA hoje se revela como chave para o sucesso do planejamento estratégico em praticamente toda indústria ao proporcionar ganhos de eficiência e diferenciação.

Sendo assim, é extremamente importante que as empresas assimilem como essa tecnologia permite que seus processos e decisões sejam melhorados e gerem resultados comerciais efetivos. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso texto.

O Futuro da Inteligência Artificial

Aplicações da IA nas Empresas

A inteligência artificial impacta positivamente as empresas ao permitir aplicações práticas e vantajosas. Vejamos alguns exemplos a seguir.

Logística

Em um futuro não muito distante, empresas que atuam no ramo logístico ou de distribuição poderão contar com os avanços da inteligência artificial aplicados em seu setor, como veículos autônomos, visão computacional e aprendizado de máquina. UBER e Google são exemplos de empresas que já têm protótipos rodando em testes de operação, com o objetivo de tornar o transporte de bens, mercadorias e até mesmo de pessoas muito mais seguro, econômico e sustentável.

Marketing

O uso da inteligência artificial, juntamente com soluções de Big Data, proporciona aos gestores de marketing uma gama de informações mais relevantes e precisas sobre o perfil dos clientes e seus hábitos. Com isso, fica mais simples o mapeamento de tendências de consumo, preferências e comportamentos, tornando o marketing muito mais personalizado e eficaz.

Aprendizado Organizacional

O Futuro da Inteligência Artificial será marcado pela sua velocidade de desenvolvimento. A cada 18 meses, dobra a capacidade de processamento de computadores. Esse ganho de inteligência tem o potencial de mudar o modo como compartilhamos e transferimos conhecimentos e informações e a eficácia dos processos de aprendizagem. Assim é possível dar mais eficiência aos métodos de treinamento de novos funcionários e à adaptação à cultura das empresas.

Finanças

A automação do processo de análise de grandes quantidades de dados é uma das vantagens proporcionadas pela inteligência artificial. Com essa tecnologia, as seguradoras, cooperativas e bancos podem dar mais velocidade às demandas por análise de crédito e cotações, além de oferecer melhores subsídios à tomada de decisão dos gestores sobre os recursos financeiros de suas empresas.

Exemplos de investimento em IA

Os números mostram como as empresas estão percebendo um valor cada vez maior em aplicações de Inteligência artificial. No mundo são muitos os exemplos de organizações destinando grandes somas de recursos ao investimento nessas novas tecnologias.

Um estudo realizado pela consultoria Gartner revela que até o ano de 2020, aproximadamente 85% das interações consumidor/empresa serão realizadas por ferramentas de inteligência artificial, funcionando totalmente sem a interferência de pessoas. Outro estudo confirma essa tendência. A Infosys entrevistou 1.600 executivos e descobriu que 76% deles afirmam que a IA é fundamental para o sucesso das suas estratégias em longo prazo.

Ademais, a fabricante de veículos Ford Motors anunciou em 2017 um plano de investimento de 1 bilhão para os próximos anos em sua startup focada no desenvolvimento de veículos autônomos. A fábrica de pensamento da Bosch também é outro exemplo. Nela as máquinas alimentadas por IA conseguem antecipar suas necessidades de manutenção. Além de serem capazes de auto diagnosticar falhas e realizar pedidos automáticos para a reposição de peças.

No Brasil, a ampliação da percepção sobre os benefícios oriundos da IA faz com que o volume de recursos destinados ao segmento cresça continuamente. Dessa maneira, a inteligência artificial se solidifica e expande o seu protagonismo no país.

O futuro das empresas está intimamente ligado ao Futuro da Inteligência Artificial. A adoção cada vez maior de ferramentas de IA trará grandes mudanças de paradigmas, consolidando-as como fonte essencial de vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre o assunto? Aprofunde os seus conhecimentos lendo também nosso post completo sobre Inteligência Artificial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *