A centralização da gestão de utilidades se tornou uma tendência nos últimos anos para diversos segmentos como condomínios, centros comerciais e shopping centers.

As tecnologias e ferramentas de automação permitiram que esses processos fossem otimizados e mais bem acompanhados, assegurando clareza e eficiência no controle das atividades.

Separamos algumas curiosidades sobre a presença das tecnologias de Internet das Coisas e Inteligência Artificial no mundo de gestão de utilidades em shoppings centers para você ficar por dentro dos avanços e suas aplicabilidades. Acompanhe:

Controle de ambientes

A presença da Internet das Coisas (IoT) oferece soluções de controle de ambientes, buscando sempre eficiência, economia e automação de processos. Nos centros comerciais, a presença de sensores de temperatura e luminosidade já é uma realidade.

Esses sensores de IoT, conectados a um sistema de gerenciamento interno, possibilitam que haja um controle eficaz no conforto das pessoas, permitindo que o grau de luminosidade que entra não seja incômodo e a temperatura ambiente interna fique sempre agradável.Além de fornecer um clima mais propício para a permanência dos clientes nos shoppings, os sensores também geram uma economia significativa no consumo de energia.Detectores de presença podem definir qual a real necessidade do funcionamento de sistemas de ar condicionado em alta potência, evitando assim desgastes com manutenção e reduzindo o consumo energético.

Gerenciamento mobile

Os sistemas de gestão de utilidades, quando conectados a aplicações mobile, permitem que os gestores tenham acesso em tempo real a todas as informações necessárias para gestão do shopping. Isso reduz o tempo de resposta para situações que exigem ação imediata, por exemplo.

Hoje, o gerenciamento de utilidades em shoppings não encontra mais limitações geográficas, pois, por meio dos dispositivos mobile, é possível realizar diversas tarefas em qualquer lugar. Além de reuniões e videoconferências, o gerenciamento mobile permite, ainda, o uso de serviços baseados em localização (LBS, ou location-based service).

Imagine cuidar de diversas instalações, podendo controlar o estoque de suprimentos de cada uma delas. Ao entrar nos limites, por exemplo, o sistema exibe uma lista atualizada de todos os materiais disponíveis naquela unidade, emitindo notificações e facilitando o controle.

Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial no monitoramento e gestão de utilidades também se tornou notícia recente mundo afora. A tecnologia possui diversas aplicabilidades aos gestores, porém algumas ganham destaque:

  • Segurança: por meio da implantação de câmeras com reconhecimento facial, será possível acompanhar o comportamento consumidor, a frequência de visitas e até mesmo indicar se algum local do estabelecimento necessita de reforço em segurança. Tal situação será possível antes mesmo de algum problema eminente ou fatalidade concretizada;

  • Atendimento médico: embora os casos não sejam frequentes, será possível identificar se os clientes estão passando por algum problema médico que necessita de atendimento imediato, enviando essa informação à central de controle que poderá fornecer o suporte médico com mais velocidade;

  • Comportamento consumidor: a maior promessa da IA até o momento vem de grande agrado aos lojistas dos shoppings centers, indicando um estudo mais eficiente sobre o comportamento dos consumidores quando estão comprando. Isso permite identificar tendências mais assertivas, visando aproximar os comerciantes de seus clientes com ofertas mais refinadas e maximizando as vendas.

É inegável que a tecnologia contribui para a evolução da gestão de utilidades por meio de ferramentas que otimizam as atividades de modo surpreendente. Além de tornar o trabalho dos profissionais mais eficiente, a promessa engloba uma nova forma de interação entre consumidores e empresas dentro dos grandes centros comerciais.Gostou da nossa matéria? Siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das novidades em tecnologia!

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