Atualmente, já estão disponíveis diversas soluções da IoT para gestão corporativa. Com elas, as empresas conseguem alcançar maior eficiência operacional, maior controle, além de redução de custos.

A tendência é que, cada vez mais, esses dispositivos inteligentes façam parte da rotina das organizações contribuindo para automatização de atividades e, consequentemente, maior agilidade e menos erros operacionais.

Confira a seguir algumas aplicações que já estão sendo utilizadas em diferentes segmentos!

1. Gerenciamento de Estoques

Atualmente, o monitoramento de eventos na cadeia de suprimentos é possível por meio de dispositivos da IoT. Usando esses sistemas, cada item de inventário é rastreado e as empresas são notificadas sobre quaisquer desvios significativos. Essa é uma importante contribuição da IoT para gestão corporativa, pois oferece dados precisos, em tempo real, colaborando para decisões estratégicas rápidas e seguras.

Com isso, é possível ter uma visibilidade macro dos estoques, mesmo quando se tratar de localidades descentralizadas. Dessa forma, os gerentes conseguem projetar estimativas realistas dos itens disponíveis, do trabalho em andamento e de quando será necessário fazer reposições.

Além disso, atividades como inventários recorrentes passam a ser desnecessárias. Dessa forma, ajudando no aumento da produtividade e redução de custos. Assim, as empresas passam a contar com um maior controle e eficiência na operação.

2. Controle de Qualidade

Na maioria das empresas, o controle de qualidade é reativo. Os fabricantes produzem um item, ele passa por procedimentos de controle de qualidade e esse departamento analisa se há alguma falha antes que o produto chegue ao mercado.

E se esse processo fosse proativo? Dispositivos de IoT para gestão corporativa fazem desse sonho uma possibilidade. Os fabricantes podem utilizar sensores nas fábricas para monitorar a qualidade de matérias-primas e produtos acabados em todos os pontos durante o processo de fabricação.

Além disso, eles também podem analisar o desempenho do equipamento em tempo real. Portanto, se houver um problema na linha de montagem, é possível corrigi-lo o mais rápido possível. Assim, evitando custos desnecessários.

3. Manutenção Preditiva

As técnicas de manutenção preditiva são projetadas para ajudar a determinar a condição dos equipamentos a fim de prever possíveis quebras ou quando a manutenção deve ser realizada. Isso permite economia de custos em relação à manutenção preventiva de rotina ou baseada em tempo, pois as tarefas são executadas apenas quando justificadas.

Além disso, as empresas ganham em eficiência, visto que conseguem antecipar problemas. Logo, não são pegas de surpresa nem sofrem com grandes interrupções da atividade.

4. Embalagem Inteligente

Ao usar sensores inteligentes em produtos e embalagens, os fabricantes podem obter informações valiosas sobre os padrões de uso e de manuseio. Mecanismos de rastreamento podem ser usados ​​para identificar possíveis deteriorações do produto durante o transporte e o impacto da temperatura, da estrada e de outras variáveis ​​ambientais.

Isso, por sua vez, oferece insights que podem ser usados ​​para reprojetar produtos e embalagens visando a melhorar o desempenho. Dessa forma, é possível reduzir custos com perdas e avarias, além de uma melhor experiência do cliente, pois é possível garantir uma qualidade melhor.

5. Sistemas de Controle de Temperatura

Em muitas operações, principalmente em empresas que trabalham com produtos perecíveis, ter um sistema de controle de temperatura dos equipamentos é essencial. Nesse ponto, também existem soluções de IoT para gestão corporativa.

Os sensores da IoT podem verificar as temperaturas em freezers e geladeiras para garantir que estejam sempre na temperatura adequada. Dessa forma, além de garantir a qualidade dos produtos, tais como carnes ou sorvetes, ainda é possível reduzir gastos com energia elétrica, visto que os dispositivos garantem maior eficiência dos equipamentos.

6. Sistemas de Gerenciamento de Localização como Aplicações de IoT para Gestão Corporativa

No domínio da logística, dispositivos inteligentes podem rastrear facilmente as atividades do motorista, a localização do veículo e o status da entrega. Essa é mais uma aplicação de IoT para gestão corporativa que vem sendo muito utilizada.

Tal solução é um assistente insubstituível no planejamento de entrega e compilação e visualização de horários. Todas as alterações são instantaneamente detectadas e refletidas em tempo real. Outro benefício é o cálculo de rota, que define o melhor percurso de entrega.

Todas essas aplicações citadas ajudam as empresas a alcançarem maior eficiência na operação e redução de custos. É a forma pela qual elas conseguem ter maior vantagem competitiva.

Agora, que você conheceu algumas aplicações de IoT para gestão corporativa, deve estar pensando que é preciso muito dinheiro para implementá-las em uma organização. No entanto, é possível desenvolver projetos de inovação com pouco orçamento. Saiba como clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *