A Indústria 4.0 é o nome dado à nova era industrial, onde novas tecnologias possuem um papel essencial para o desenvolvimento e otimização dos processos de funcionamento das empresas.

Com presença já marcante em diversos setores da indústria como agricultura, energia e segurança, ela vem trazendo novidades e atualizações na forma como a produção é realizada. Mas o que isso tem a ver com a sua empresa?

Separamos abaixo alguns exemplos de como a Indústria 4.0 está sendo aplicada na prática, para que você não fique para trás e melhore seus resultados. Vamos lá?

Inteligência de mercado na Indústria 4.0

Um dos maiores impactos da Indústria 4.0 é disponibilizar inteligência em tempo real para empresas, com aplicações práticas. Ela fará com que empresas tomem decisões mais inteligentes e com mais eficiência, de forma automatizada.Fábricas, por exemplo, já são equipadas com sensores internos conectados à Internet das Coisas (IoT), fornecendo dados em tempo real sobre as condições do maquinário, o progresso da produção, a atividade do trabalhador e outras informações vitais.Essas informações podem ser inseridas em algoritmos de Inteligência Artificial para criar um sistema no qual essa análise ​​é utilizada para ajustar automaticamente os processos de produção para um desempenho mais eficiente.

Alteração nas necessidades de mão de obra

A automação da Indústria 4.0 mudará dramaticamente a natureza das necessidades de mão de obra exigidas pelas empresas. Entre inteligência artificial e robôs, muitas tarefas rotineiras baseadas em regras preestabelecidas serão executadas por máquinas.Nas duas décadas seguintes, metade dos empregos poderá ser automatizado. Trabalhos que envolvem procedimentos e tarefas de rotina, como entrada de dados, telemarketing e preparação de impostos, são a prioridade nessa lista.A Indústria 4.0 já possui presença em diversos setores.Embora isso elimine a necessidade de os empregadores preencherem certos tipos de posições rotineiras, também transferirá o trabalho para outras tarefas que exijam habilidades ditas mais humanas, como criatividade, inteligência emocional e capacidades pessoais.Dessa forma, os empregadores precisarão ajustar suas práticas de contratação para se concentrarem no preenchimento de diferentes tipos de funções dentro de suas empresas.

Aumento da personalização na produção

A Indústria 4.0 também mudará a maneira como as empresas interagem com os clientes, criando uma expectativa de maior personalização.As tecnologias como customização em massa, impressão em 3-D, realidade virtual e Internet das Coisas estão possibilitando que as empresas ofereçam aos clientes produtos e serviços muito mais alinhados aos seus desejos pessoais.A Nike, por exemplo, criou um formato de personalização em massa que permite aos seus clientes especificar alguns componentes dos calçados como o local do logotipo e as cores.Outras indústrias adotaram uma abordagem semelhante, variando de fabricantes de automóveis a fornecedores de cosméticos. À medida que mais empresas oferecem opções de personalização em massa, as expectativas do cliente aumentam, exigindo que as empresas que querem permanecer competitivas sigam o exemplo.Enquanto esta quarta etapa da Revolução Industrial avança, indústrias se tornarão mais automatizadas, mais eficientes e mais centradas no consumidor, aumentando a satisfação dos clientes e tornando a atividade de empreender mais fácil e produtiva.Inteligência de mercado na Indústria 4.0E você, pronto para começar? Aproveite e conheça também como a Internet das Coisas poderá ser aplicada para melhorar os resultados na indústria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *