Com o aumento da relevância do tema sustentabilidade, as empresas seguem buscando soluções para otimizar suas atividades e diminuir o impacto ambiental. Tendo em vista esse objetivo, muitos estão usando IoT para gestão dos recursos naturais, obtendo uma redução considerável nos custos e o aumento da produtividade.

Siga neste artigo para conhecer as aplicações dessa tecnologia e alcançar melhores resultados para a conservação do planeta.

Quais são as áreas beneficiadas pela IoT?

A internet das coisas tem sido aplicada em diversos setores diferentes. Alguns deles são: agricultura, no controle das plantações, monitoramento e rastreio de gado; no setor energético, com a busca por mais eficiência com menos consumo; e na mineração, melhorando as condições de segurança e obtendo um melhor aproveitamento dos equipamentos.

Quais são as aplicações de IoT para gestão dos recursos naturais?

Irrigação inteligente

Com o uso de sensores e drones, a irrigação pode se tornar ainda mais engenhosa. O aumento da capacidade de monitoramento das áreas do plantio permite que os funcionários tenham conhecimento das regiões que necessitam de substâncias especiais podendo, assim, tomar a decisão de aplicar determinados nutrientes. Como tudo acontece em tempo real, o tempo é otimizado e problemas podem ser resolvidos quando ainda estão menores.

Medição inteligente de energia

Com o conceito de rede inteligente, é possível uma melhor fiscalização da energia utilizada, com uma descentralização das informações e um fluxo muito mais seguro. Isso porque o termo abarca uma mudança estrutural nas arquiteturas de distribuição, com o intenso uso de sensores para transparência com relação à utilização de energia em cada unidade.

Ou seja, as unidades estarão conectadas às centrais concessionárias pela rede elétrica, mas também pela internet. Uma melhor comunicação possibilita um controle maior e a prevenção de danos. Assim, é possível gerenciar a utilização da energia, pensando em eficiência, consistência e sustentabilidade.

Monitoramento da água em reservatórios

A medição nos reservatórios pode se tornar mais ágil e ajudar a prevenir faltas. Afinal, com o controle e gerenciamento em tempo real, é possível economizar esse recurso e fazer predições com relação ao tempo de duração. A geração de dados com os sensores — conectados via IoT — e a análise com ferramentas de ciência de dados e estatística permitem uma consistência muito maior nesse departamento.

Gestão de gás e petróleo

IoT e Blockchain podem ajudar no gerenciamento de gás e petróleo desde a extração até venda — tudo com visibilidade e garantia de segurança e qualidade em cada passo. Ativos podem ser monitorados para predição de falhas, e o uso de câmeras pode ajudar na busca por melhores localizações e no alerta de situações perigosas para os funcionários.

Com a inteligência na exploração, é possível trabalhar na diminuição de emissão de gases poluentes, por exemplo. Bem como utilizar o monitoramento persistente para otimizar o transporte, pensando em diminuir os impactos no solo e as interferências na flora e fauna. 

Qual a importância da gestão de recursos para a sustentabilidade?

Pensar em sustentabilidade é se preocupar com o planeta e com o que deixaremos para as futuras gerações. Uma gestão mais inteligente dos recursos permite que as indústrias tenham conhecimento do que gastam para serem capazes de reduzir e otimizar esse consumo.

Considere a economia doméstica. Se você não controla e anota o que gasta, como poderá  cortar despesas e diminuir esses custos? É praticamente inviável. Mas se você contar com sistemas que ajudam a monitorar cada quantia, além de relatórios e gráficos, é fácil aplicar ações para aumentar a eficácia dos seus recursos, visando a um objetivo específico. No nosso contexto, o objetivo é a sustentabilidade. 

IoT para gestão dos recursos naturais é uma realidade cada vez mais presente nas indústrias, com benefícios concretos para a produtividade, otimização das operações do cotidiano e melhor gerenciamento dos elementos necessários. É importante ficar atento ao poder dessa tecnologia!

Se você entendeu como aplicar a IoT (ou se já faz isso na sua empresa), compartilhe esse material em suas redes sociais para ajudar ainda mais pessoas!