A Internet das Coisas (IoT) está modificando consideravelmente o mundo em que vivemos; indústrias avançadas, veículos conectados e cidades inteligentes são apenas alguns exemplos dos avanços que essa tecnologia tem proporcionado. No entanto, aplicar a IoT na agricultura é mais do que uma tendência: é uma necessidade.

A população global deve atingir 9,6 bilhões até 2050. Diante desse contexto, para alimentar essa quantidade de pessoas, a indústria agrícola precisa adotar a IoT para aumentar sua eficácia nos processos, reduzir custos e, acima de tudo, aumentar a produção. Essa tecnologia também é uma forma de enfrentar desafios como condições climáticas extremas, aumento das mudanças climáticas e o impacto ambiental resultante de práticas agrícolas intensivas.

A era da agricultura inteligente

A agricultura inteligente, baseada nas tecnologias de IoT, permitirá que agricultores reduzam o desperdício e aumentem a produtividade, desde a quantidade de fertilizante utilizada até o número de viagens que os veículos agrícolas precisam executar.

Mas, afinal, o que é agricultura inteligente? É um sistema intensivo de alta tecnologia para cultivar alimentos de forma limpa e sustentável. É a aplicação das modernas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na agricultura.

Com o uso de IoT na agricultura, os sistemas são construídos para gerenciar de forma eficaz o campo de cultivo. Com a ajuda de sensores, é possível monitorar luz, umidade do ar, temperatura, umidade do solo, etc. e automatizar o sistema de irrigação, por exemplo.

Assim, os agricultores podem monitorar as condições de campo de qualquer lugar, além de ter uma melhor gestão dos recursos naturais. A agricultura inteligente baseada em IoT é altamente eficiente quando comparada com a abordagem convencional.

Confira, a seguir, alguns benefícios do uso da tecnologia no campo.

Os benefícios do uso da IoT na agricultura

As tecnologias e a IoT têm o potencial de transformar a agricultura em muitos aspectos. Confira algumas delas!

1. Dados, toneladas de dados, coletados por sensores de agricultura inteligentes

Os sensores utilizados em dispositivos inteligentes são capazes de coletar uma infinidade de dados úteis para os agricultores. Alguns exemplos são condições climáticas, qualidade do solo e progresso do crescimento da cultura.

Esses dados podem ser usados ​​para rastrear o estado da sua fazenda, em geral, bem como o desempenho da equipe, eficiência dos equipamentos, etc.

2. Gestão de custos e redução de desperdícios

Graças ao aumento do controle sobre a produção, o uso da IoT na agricultura permite aos produtores ter maior gestão de seus custos. Com a utilização de dispositivos inteligentes, é possível identificar qualquer anomalia no crescimento da cultura, por exemplo. Assim, você pode prevenir efetivamente quaisquer doenças ou infestações que possam prejudicar seu rendimento.

Da mesma forma, é possível obter economias no processo de irrigação e fertilização. Com sensores instalados em máquinas agrícolas ou em estufas, é possível obter uma série de informações sobre o solo. Esses dados podem orientar diferentes ações, como correção de acidez, aumento ou redução da irrigação, inserção de novos nutrientes, etc.

Além disso, você pode contar com sensores que notificam o momento em que os produtos estão prontos para serem colhidos. Assim, você consegue evitar desperdícios em sua lavoura.

3. Maior eficiência por meio da automação de processos

Usando dispositivos inteligentes, você pode automatizar vários processos em todo o seu ciclo de produção. Alguns exemplos são irrigação, fertilização ou controle de pragas.

Eliminando intervenções manuais, você consegue maior precisão, reduz os custos e ainda obtém melhor qualidade e volumes de produtos.

É dessa forma que o uso de IoT na agricultura garante um melhor controle sobre o processo de produção e ajuda a manter padrões mais altos de qualidade de colheita.

Agora que você já sabe como a Internet das Coisas está revolucionando a agricultura, que tal conhecer 7 aplicações de sensores que podem ser utilizadas no setor? Clique aqui e tenha uma boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *