Insetos geralmente são vistos como ameaças à eficiência agrícola, mas nem sempre este é o caso. Muitas vezes, eles são utilizados como agente de controle biológico auxiliando os produtores a controlar pragas em suas culturas. Para isso, existem empresas que criam, multiplicam e comercializam essas soluções biológicas. Nesse sentido, elas podem utilizar a Visão Computacional na contagem de insetos para melhorar seus processos.

Confira a seguir como é possível utilizar essa tecnologia nas empresas e no campo!

Como funciona?

Tradicionalmente, a contagem de insetos é feita de forma visual. No entanto, em se tratando daqueles muito pequenos e que se movem rapidamente, essa tarefa é muito trabalhosa e acaba tomando muito tempo dos colaboradores.

Utilizando a Visão Computacional na contagem de insetos é possível tornar esse procedimento muito mais seguro e eficaz.

Para isso, é preciso construir um compartimento com iluminação adequada para confinar os insetos e, em seguida, fazer a contagem.

Esse compartimento deve conter uma câmera para coletar imagens em tempo real e um software de visão computacional que efetua a contagem, de forma precisa. Como, por exemplo, o sistema pioneiro no Brasil desenvolvido pela Aliger.

Quais as vantagens?

Ao utilizar a visão computacional na contagem de insetos, as empresas podem ter maior segurança quanto ao número final, além de executar o procedimento de forma muito mais ágil.

Além disso, essa solução pode ser utilizada para outros fins. Por exemplo, é possível identificar o sexo de cada inseto e até mesmo diferenciar espécies. Isso é possível graças à tecnologia Machine Learning. Com ela, você pode ensinar a máquina, por meio de imagens, a diferenciar características próprias de cada inseto e, assim, classificá-los nos grupos adequados.

Esse procedimento de diferenciação é muito importante para as empresas, pois impacta diretamente no processo de reprodução das espécies. Vale lembrar, que a diferenciação e contagem manual é tipicamente demorada, trabalhosa e propensa a erros.

Quais outras possibilidades de aplicação da visão computacional na contagem de insetos?

Essa tecnologia também pode ser utilizada no campo para identificar pragas e, assim, fazer uso de pesticidas de modo racional e aumentar a produtividade.

As pragas de insetos podem afetar os processos metabólicos das culturas e degradar o rendimento e a qualidade das culturas.

No Brasil, um estudo realizado pelo CEPEA/Esalq, em 2016, sobre a incidência de pragas e doenças, demonstra o grave impacto econômico causado por eles. Isso é refletido, inclusive, no bolso do consumidor, devido à perda de produção nas culturas de milho, soja e algodão.

Por isso, a fim de garantir os rendimentos, os agricultores costumam usar pesticidas de acordo com um cronograma, em vez da probabilidade de presença de pragas em suas plantações.

Assim, isso não só causa um grande número de resíduos de pesticidas em produtos agrícolas, mas também traz uma grande pressão externa para uma produção mais ecologicamente sustentável. O uso excessivo de pesticidas é, em parte, por falta de informações sobre espécies e densidade de pragas.

Utilizando o princípio aplicado na Visão Computacional na contagem de insetos é possível conseguir resultados muito melhores, além de racionalizar o uso de pesticidas.

Um método prático é usar armadilhas baseadas em luz, feromônios, etc. para atrair os insetos. Com o uso de câmeras e da tecnologia de Visão Computacional, é possível identificar as espécies presentes.

Em um cenário de agricultura de precisão é possível combinar as informações de classificação e contagem de insetos com informações meteorológicas, informações geográficas e tecnologia moderna. Assim, é possível criar uma plataforma de serviços integrada, que pode prever a probabilidade de ocorrência e as tendências de desenvolvimento de pragas.

Assim, os agricultores podem tomar medidas adequadas de prevenção e controle.

Agora você já sabe como o uso da visão computacional na contagem de insetos é vantajosa para empresas e agricultores. Se você gostou deste conteúdo, também irá gostar de saber como a Visão Computacional e o Deep Learning estão sendo usados nas aplicações biológicas. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *