Com a crescente adoção da Internet das Coisas (IoT), os dispositivos conectados, dotados de sensores, penetraram em todos os aspectos de nossa vida. Eles estão presentes em todas as áreas, desde saúde e condicionamento físico, automação residencial, automotiva e logística até cidades inteligentes, indústria, ciências, agricultura e pecuária.

Com o uso da IoT, empresários, agricultores, produtores, entre outros, estão conseguindo reduzir custos e desperdícios, aumentar a produtividade, gerir melhor seus processos, enfim, ter maior eficiência em seus negócios.

Muitas dessas novidades já fazem parte do nosso cotidiano, como sensores de proximidade, utilizado em veículos, e de movimento, presentes em condomínios, entre outros. Continue a leitura para conhecer outras aplicações que estão revolucionando as atividades econômicas!

1. Sensores para plantas e árvores frutíferas

Este tipo de sensor se conecta diretamente à planta ou fruta para coletar diferentes sinais, como sua taxa de crescimento ou sua hidratação. Combinada com outros sensores que fornecem elementos climáticos ou umidade do solo, essas informações são processadas e analisadas para fornecer um diagnóstico das condições e recomendações de cada plantação.

2. Sensores para irrigação

Os dispositivos de fluxo de seiva, colocados diretamente sobre as plantas, permitem avaliar a transpiração e o impacto do clima em uma plantação. Juntamente com informações sobre condições climáticas, esses dados são transmitidos pela rede sem fio. Depois, eles são compilados, analisados e apresentados de forma visual e acessível através de qualquer interface web.

3. Sensores de nível de silo

Atualmente, já existem vários tipos de dispositivos de monitoramento conectados para fazendas. Os sensores de nível tornam possível conhecer as reservas remanescentes em silos, tanques, etc. Com isso, os produtores podem gerir melhor suas colheitas, entre outras vantagens.

4. Monitoramento e manejo de gado

Uma das opções muito utilizada são os colares equipados com sensores que permitem registrar informações sobre a saúde dos bovinos. Assim, é possível saber, por exemplo, se uma vaca está em período de ovulação ou gestação. Os criadores recebem alertas em caso de modificação do estado ou do comportamento do animal (alimentação, ruminação, etc.).

5. Detectores de parto

Este é um dos sensores mais utilizados na pecuária. Em um contexto de aumento do rebanho e escassez de mão de obra, eles permitem que os criadores melhorem a qualidade de vida do rebanho. Há uma variedade de dispositivos que desempenham essa função, mas os mais comuns são o termômetro vaginal e o acelerômetro, que mede os movimentos da calda.

6. Sensores para estufa ou hidroponia

Os sensores utilizados nesses ambientes capturam muitos dados, tais como brilho, umidade do ar e do solo, temperatura e PH da água, entre outros. Essas informações são processadas ​​em servidores em nuvem. O monitoramento remoto e um sistema de alerta permitem gerenciar a estufa e decidir sobre possíveis ações corretivas, muitas vezes, sem a necessidade de se dirigir ao local.

7. Monitoramento das condições climáticas

Provavelmente, entre os dispositivos agrícolas, os mais populares são estações meteorológicas, que combinam diversos sensores inteligentes. Localizados em todo o campo, esses dispositivos coletam vários dados do ambiente e os enviam para a nuvem. As medições fornecidas podem ser usadas para mapear as condições climáticas, escolher as culturas apropriadas e tomar as medidas necessárias para melhorar sua capacidade (ou seja, agricultura de precisão).

Essas são apenas algumas aplicações de sensores na IoT que já são efetivamente utilizadas. Muitas outras estão sendo desenvolvidas. Conhecer esses dispositivos é apenas o primeiro passo para tornar seu negócio mais eficiente. Depois disso, é preciso começar a entender os requisitos necessários para sua implementação.

Gostou deste texto? Então, que tal conhecer os benefícios da IoT para gestão dos recursos naturais? Clique aqui para saber mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *